Até agora tenho usado minha newsletter como meio de provocar reflexões sobre assuntos que eu gosto e estudo, como liderança, negócios, tecnologia, etc. Já escrevi sobre trabalho remoto, educação, experiência, curiosidade, usando desde conversas com a minha filha até o Castelo Rá-tim-bum como premissas para os pensamentos. A ideia é continuar com esse formato, que estou adorando fazer! Mas o fato é que em algumas semanas não terei um texto pronto para ser publicado por aqui. Algumas reflexões necessitam mais referências e muitas revisões, para garantir que a qualidade se mantenha. Afinal, não quero nunca ter que escolher diminuir a qualidade do trabalho (como expliquei nessa publicação aqui), prefiro diminuir a frequência!
Por isso peço licença para começar uma “linha editorial” (não sei se esse termo se encaixa perfeitamente aqui, mas imagino que sim) um pouco diferente. Entre minhas reflexões publicarei o que batizei de “Bizquick” (eu sei, parece nome de bolacha, mas eu achei legal haha). Todo Bizquick trará links, notícias, videos e qualquer coisa que eu achar interessante, de modo rápido e prático para você consumir. Se você quiser me ajudar a deixar essa linha mais rica, comente sobre o que achou interessante! 😊
🧭 Recomendação
Sempre que eu falo com as pessoas sobre cultura, empreendedorismo e liderança eu acabo perguntando se elas já leram alguns livros importantes. Espero trazer todos eles como recomendações com o tempo, mas este de hoje é um dos principais para mim. Esse livro foi escrito pelos fundadores de uma empresa de software muito importante para a história da internet moderna, pois foram criadores do Ruby on Rails, arcabouço usado por muitas aplicações que você já acessou na vida. Minha recomendação de hoje é o Rework.
Ele fala sobre empreendedorismo e cultura de um jeito diferente, escolhendo um caminho que pode parecer controverso, mas que eu acredito muito. Nesse livro você encontra coisas como “Planning is guessing” e “Meetings are toxic”, que vão contra o que você pode fazer no seu dia-a-dia, provavelmente. O livro é recheado de pontos de vista diferentes e, mesmo que você seja adepto do modo de trabalho da maioria das empresas, recomendo que o leia e tire suas conclusões: tente fazer uma leitura filosófica da obra. Você pode encontrar mais detalhes sobre o livro aqui.
🤔 Interessante
Esse eu recebi de um amigo e achei bem interessante. Que tal usar uma nova ferramenta para criar suas apresentações? A ideia do Presenter é que a história esteja no centro da apresentação, deixa que ele te ajuda com o resto. Usei pouco ainda, mas achei a ideia interessante e resolvi compartilhar. Quem usar, depois comente sobre a experiência!
🎨 Pílula criativa
Uma das minhas coisas favoritas é poder brincar de fazer coisas diferentes com programação. Para isso é bom ter ferramentas que nos ajudem a criar arte e coisas criativas de maneira fácil. Uma das melhores é o Processing. Hoje trago uma recomendação de canal para você, pessoa que programa e quer fazer coisas diferentes e artísticas, assistir e aprender muita coisa legal!